A partir desta segunda-feira, 6/6/2011, as operadoras de planos de saúde devem enviar as informações sobre dados cadastrais de beneficiários para o SIB/ANS somente no formato XML (Extensible Markup Language). A versão do SIB-XML, atualmente em uso, é a 1.1.0, que já está disponível para download.
 
A adoção desse formato faz parte de uma estratégia da ANS de convergência de formatos para todos os sistemas de informação adotados pela Agência. Nesse sentido, o SIB vem somar-se ao DIOPS, ao SIP e ao TISS, que já utilizam esse formato para envio de dados.
 
A versão atual do SIB contempla o disposto na Resolução Normativa nº 250/2011 e na Instrução Normativa DIDES nº 46/2011, ambas de 25 de março de 2011, que estabelecem normas para a geração, transmissão e controle de dados cadastrais do Sistema de Informações de Beneficiários da ANS (SIB/ANS) e os procedimentos envolvidos no ciclo de atualização cadastral.
 
As operadoras devem ficar atentas às instruções de preenchimento do SIB/ANS no formato XML e às críticas de preenchimentos dos campos, também já disponíveis para download.

Acesse no site da ANS o Manual de instalação, histórico de versão e outros arquivos